Buscamos de forma simples, elegante e simbólica, retratar na proposta de Brasão alguns poucos elementos que representem conceitos essenciais do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, por ocasião das celebrações de seus 90 anos de fundação, a saber:
– centralidade de Cristo;
– presença dos jesuítas;
– Romano Pontífice;
– devoção à Maria Santíssima
– Brasil em sua integralidade, através das 5 macrorregiões do país.
- Sobre o Brasão e seus elementos gráficos: Encimado pela coroa tríplice e chaves prata e dourada (armas pontifícias), representando o título “Pontifício” concedido ao Colégio pelo Papa Pio XI, por ocasião da fundação em 1934.
- Campo em esmalte verde: faz referência ao pavilhão nacional. Ao mesmo tempo recorda a grandiosa Amazônia Brasileira, nas palavras do Papa Francisco: “nossa querida Amazônia”, que abarca grande parte do território nacional, como forma de recordar nossa responsabilidade pela casa comum, pela preservação do Bioma amazônico, com sua fauna e flora, mananciais, rios caudalosos e sua biodiversidade.
- 5 linhas ondeadas em prata: faz referência aos 5 grandes rios das macrorregiões do Brasil (rio Paraná – Região sul; Rio Araguaia – Região centro-oeste; rio Paraíba do Sul – Região sudeste; rio São Francisco – Região nordeste; Rio Amazonas – Região norte). A representação de todas as regiões do Brasil representa a essência do Colégio, que acolhe a Igreja do Brasil, presente em todo território nacional, proporcionando aos presbíteros estudantes uma experiência de intercambio cultural, também com as diversas regiões no nosso imenso país. A representação dos rios, indica que os presbíteros devem ser canais fecundos da Graça de Deus e instrumentos santificação do Povo de Deus confiado aos seus cuidados em todo território nacional.
- Estrela: representa Maria, a Estrela da Evangelização, no Brasil cultuada sob o título de N. Sra. da Conceição Aparecida. Presença amorosa de Mãe, titular da capela principal do Colégio.
- Trigrama de S. Bernardino de Sena: O trigrama IHS, no qual o H é alongado e cortado na parte superior para formar uma cruz, são as três primeiras letras do nome de Jesus em grego ΙΗΣΟΥΣ (Iesûs), mas também a abreviação de “Iesus Hominum Salvator”, irradiando assim luz e calor por meio do trabalho dos apóstolos (simbolizados pelos raios).
Desse modo ao centro do Brasão temos Cristo, o Bom Pastor, que deve ser o centro da vida de cada sacerdote que configurado ao Cristo Bom Pastor deve dar a sua vida em favor das ovelhas, também remete a Eucaristia, que é a fonte e ápice da vida e missão da Igreja, que é na vida cotidiana do Colégio o centro vida comunitária e alimento na caminhada da formação intelectual. Assim, no exercício da missão apostólica, confiada por Cristo à Igreja, o presbítero, participante dessa missão, deve irradiar Cristo com sua vida.
Esse símbolo quer, ainda, fazer referência à histórica presença dos Jesuítas, que por 80 anos foram os responsáveis pela condução do Colégio. Ao mesmo tempo, faz referência ao Papa Francisco, que ocupa a Cátedra de Pedro por ocasião dos 90 anos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
Roma, 13 de março de 2024.
Leave A Comment