O Pontifício Colégio Pio Brasileiro recebeu, no dia 18 de outubro, a visita da Presidência da CNBB, que se encontra em Roma para sua visita anual ao Papa Francisco e aos dicastérios da Cúria Romana. A Presidência da CNBB é composta pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, Presidente; Dom Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de São Salvador (BA), Vice-presidente; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília, Secretário Geral.
Houve uma reunião da Presidência com os membros da Equipe de Direção, para análise geral da atual realidade do Colégio, sendo apresentados elementos da instituição e das várias dimensões da vida do Colégio: humana, comunitária, espiritual e intelectual. A seguir, foram tratadas questões relativas à administração. Após breve intervalo, se juntaram à reunião dois membros da empresa de arquitetura para apresentar o andamento dos projetos de reformas do Colégio.
A Missa vespertina foi presidida por Dom Sergio da Rocha, concelebrada pelos demais membros da Presidência da CNBB, por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Nazaré (PE), e presbíteros de nossa Comunidade. Estavam presentes, também, as Irmãs Filhas do Amor Divino.
Após o jantar, a Presidência da CNBB se reuniu com a Comunidade presbiteral, no Salão de Atos. Inicialmente, o Pe. Reitor acolheu a todos, especialmente os senhores bispos da Presidência e enfatizou a importância do momento. O Pe. Leandro Miguel Chiarello, Ecônomo, animou a oração inicial, invocando o Espírito Santo. Cada um dos três bispos expôs uma dimensão dos trabalhos da CNBB e do Colégio Pio Brasileiro. A seguir, sob a orientação do Pe. Domingos Barbosa Filho, Diretor de Estudos, a palavra foi aberta à participação dos padres da Comunidade, que apresentaram várias questões referentes à atividade pastoral e social da Igreja no Brasil. Todas as questões foram respondidas a contento pelos senhores bispos. Por fim, foi entoado um canto a Nossa Senhora e finalizada a reunião com os agradecimentos do Pe. Reitor.
Pe. Geraldo Maia – Reitor
Leave A Comment