O Papa Francisco concedeu Audiência especial para a Comunidade do Colégio Pio Brasileiro, na manhã do dia 21 de outubro, por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Já na missa matutina concelebrada, a Comunidade a aplicou nas intenções do Santo Padre. A partir das 8h30min, começou o deslocamento da Comunidade para o Vaticano. A concentração se deu nas proximidades da entrada do Portão de Bronze. De lá, a Comunidade foi conduzida até o interior do Palácio Apostólico, na linda Sala do Consistório.
Estavam presentes, além dos presbíteros estudantes que formam a Comunidade, os membros da Equipe de Direção, as Irmãs Filhas do Amor Divino, funcionários e funcionárias do Colégio, os membros da Presidência da CNBB, o Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, Presidente da entidade; Dom Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), Vice-presidente; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB; bem como o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida, por meio do qual a solicitação de audiência do Pe. Reitor foi dirigida ao Santo Padre.
Ao adentrar na sala, o Papa Francisco foi saudado pelos visitantes. Em nome de todos, o Cardeal Dom Sergio da Rocha dirigiu uma afetuosa palavra ao Santo Padre, demonstrando a alegria de todos pelo acolhimento do Papa, destacando o carinho que o povo brasileiro e a Comunidade do Colégio tem para com o Papa Francisco. A seguir, o Santo Padre dirigiu breve, consistente e rico discurso aos presentes na sala, destacando a importância da fraternidade presbiteral e a relação das quatro dimensões da formação. O Papa aludiu à crise brasileira: “Ante a escandalosa corrupção e os enormes problemas sociais, o Brasil precisa que seus padres sejam sinais de esperança”. Terminados os discursos, o Papa concedeu a todos ali presentes sua bênção apostólica. A seguir, o Pe. Reitor ofertou ao Santo Padre uma imagem artesanal de Nossa Senhora, feita de palhas secas de plantas do cerrado.
Enquanto todos os presentes na sala se aproximavam, em fila, para saudar o Papa, eram entoados cânticos de Nossa Senhora. Por fim, uma das religiosas, Ir. Helga Marmit, e um dos funcionários, Fabrizio Ludovisi, entregaram ao Papa uma caixa com alguns presentes especiais: uma cuia de chimarrão, que havia sido preparada para ser entregue a ele por ocasião da visita que fora marcada para o dia 09 de junho de 2014 e que foi suspensa na última hora, devido ao estado de saúde do Papa naquela ocasião; a última edição das Efemérides do Colégio; canetas e postais alusivos ao Colégio.
No final, o Papa Francisco abençoou a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, fac-simile da original, recebida pelo Pe. Reitor do Colégio no Santuário de Aparecida, em 2016, e que já percorreu mais de 90 casas religiosas e residências de leigos brasileiros residentes em Roma, além de instituições onde trabalham brasileiros na Cidade Eterna.
A histórica visita ao Papa Francisco marcou profundamente o coração e a mente de todos os que adentraram o Palácio Apostólico e estiveram na belíssima Sala do Consistório. Sua mensagem haverá de inspirar a vida da Comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro e dos presbíteros do Brasil, em geral. Vida longa ao Papa Francisco!
Pe. Geraldo Maia – Reitor
Leave A Comment