Secretário da Congregação para o Clero abre nova temporada dos Quintais de Cultura

Inaugurando a nova temporada dos Quintais de Cultura do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, o monsenhor Jorge Carlos Patrón Wong, secretário para os seminários da Congregação para o Clero, realizou um colóquio sobre a nova  ratio fundamentalis dos presbíteros.

Intitulada “O dom da vocação presbiteral”, a nova ratio, de 08 de dezembro de 2016, vem alargar os horizontes daquela lançada em 1970. “Ainda é cedo para se mensurar a recepção do documento em todo o mundo, mas podemos afirmar que ele já está sendo estudado pela maioria das conferências episcopais”, relatou monsenhor Wong.

De uma forma didática e simples, o prelado apresentou como o documento está estruturado e qual a linha de pensamento da Igreja está presente em cada seção, sobretudo com as contribuições dos pontificados de Bento XVI e Francisco. “Trata-se de uma visão integral da formação do sacerdote, que se inicia desde o seu batismo, com a vocação primeira à santidade, passando pelas etapas do propedêutico, do discipulado (estudos filosóficos), da configuração (estudos teológicos), da missionariedade (etapa pastoral) e da formação permanente do presbítero, que não cessa nunca”, relatou.

Para o Diretor de Estudos do Pio Brasileiro, padre Domingos Barbosa Filho, a presença do monsenhor Wong no Colégio é motivo de alegria. “Escutar as suas palavras nos faz perceber como a missão dos formadores é abrangente e esperamos que o documento seja bem recebido e aplicado em todas as partes do mundo”, finalizou o diretor.

 

Quintais de Cultura

Os Quintais de Cultura são uma iniciativa do Colégio Pio Brasileiro para que, em determinadas quintas-feiras do mês, a comunidade presbiteral possa debater temas da atualidade com personalidades proeminentes em cada área. Este primeiro encontro no novo acadêmico ocorreu nesta quinta-feira, 19.

 

Padre João Paulo Veloso
Arquidiocese de Palmas (TO)

 

By | 2017-10-23T21:22:31+00:00 outubro 23rd, 2017|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment