Padres que concluem os estudos realizam momento de partilha

No dia 28 de maio, os Padres que se encontram na fase de conclusão dos seus estudos reuniram-se para um momento de partilha a respeito do tempo vivido em Roma. Também participaram os membros da Direção do Colégio Pio Brasileiro, a saber, o Padre Geraldo (o Reitor), o Padre Domingos (o Diretor de Estudos) e o Padre Leandro (o Ecônomo).

Tal momento foi iniciado com a recitação do Salmo 126, do qual permanece o eco daquelas alentadoras e responsabilizadoras palavras:

– “Com cantos de alegria eles voltarão, trazendo nos braços os feixes da colheita” (Sl 126,6).

Das partilhas realizadas se constata, sem dúvidas, que o tempo transcorrido em Roma (no Colégio Pio Brasileiro e nas Universidades Pontifícias) integra parte da chamada Formação Permanente, cujo objetivo – para além do simples aperfeiçoamento acadêmico – é a continuada preparação em vista do serviço ao Povo de Deus (do qual o Padre faz parte), especificamente tendo em vista as Dioceses que destinaram algum membro de seus presbitérios para um valioso período de renovação humana, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral.

O encontro transcorreu com tranquilidade e foi um momento bonito em que se compartilhou as experiências dadas mediante a fé, o esforço, em meio aos desafios e com um forte (porque necessário) sentido eclesial.

Sendo assim, pode-se dizer que tais experiências somadas dão testemunho da ação graciosa de Deus, da beleza da vocação respondida no cotidiano e da Missão abraçada, cuja exigência é o reconhecimento das necessárias humildade e dedicação.

É muito bom (considerando cada partilha) poder perceber que o Colégio Pio Brasileiro é um meio pelo qual Deus demonstra o quanto Ele ama o Seu Povo, o Povo da bela Igreja do Brasil, para a qual – após um tempo de aprendizado – Ele reenvia cada um dos Seus Padres (que para Roma um dia Ele trouxe) para a colaboração junto aos irmãos e irmãs de tantos lugares.

É louvável verificar que o desejo comum não é outro, a não ser que o serviço eclesial prossiga junto de nossa amada gente, por meio de um renovado ardor, no que tange à Evangelização (de forma criativa, dinâmica e ousada), mediante uma atenção às questões que se referem à sociedade como um todo e pela sincera abertura às interpelações do Reino de Deus.

Foi feita, também, uma breve avaliação sobre a Pastoral Presbiteral oferecida pelo Colégio e foram dadas sugestões para a elaboração do Projeto de Formação Permanente e Integral, que está em andamento no Colégio.

Para concluir foi dirigida uma prece pela Comunidade do Colégio (pelos que permanecem, pelos que partirão e por aqueles que ingressarão) e pelo Brasil, uma oração à Estrela da Evangelização, Maria Santíssima.

Portanto, dirigida é a gratidão que se expressa pela comunhão à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao Colégio Pio Brasileiro, às Universidades Romanas e às Igrejas de cada Padre que conclui os estudos!

Com disposição eles voltarão, entusiasmados, carregando o ideal de servir e amar na e com a Igreja do Brasil.

P. Sebastião Jr. F. Braga

Arquidiocese de Campo Grande – MS

By | 2018-06-01T08:40:19+00:00 junho 1st, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment