Na noite do dia 24 de setembro, o dr. William Castilho, psicólogo, realizou um momento de partilha com os presbíteros estudantes do Colégio Pio Brasileiro. Com uma vasta experiência junto ao clero de diversas dioceses do Brasil, propôs o início de um trabalho conjunto para diminuir os pontos de tensão deste período de estudos na vida dos presbíteros.
O trabalho proposto será feito através de um questionário a ser respondido pelos presbíteros estudantes, seguido de análise dos dados e reuniões com os mestrandos e doutorandos, de forma a ser produzida uma síntese e uma proposta final.
Padre Geraldo Maia, reitor, esclareceu que este trabalho auxiliará na elaboração final do projeto de formação do Colégio, sobretudo na dimensão humano-afetiva, de forma que a pastoral presbiteral seja vivida em toda a sua potencialidade.
*Breve currículo*
William Cesar Castilho Pereira é psicólogo especializado em psicologia da educação e doutor pela UFRJ. Assessor da CRB e da pastoral presbiteral da arquidiocese de Belo Horizonte. Também trabalhou no departamento de vocações do CELAM por seis anos e já ministrou cursos em cerca de 90 dioceses do Brasil. Autor do livro “O sofrimento psíquico dos presbíteros: dor institucional”.
Texto e fotos: Padre João Paulo Veloso, Arquidiocese de Palmas/TO
Leave A Comment