Comunidade realiza peregrinação a Assis

Comunidade realiza peregrinação a Assis

Neste dia 15 de setembro, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro promoveu uma peregrinação à cidade de Assis, terra de São Francisco e de Santa Clara, para os padres que estão chegando em Roma com intuito de iniciarem os programas de pós-graduação nas universidades romanas.
Primeiramente, foi visitada a Basílica Papal de Santa Maria degli Angeli, situada na planície, dentro daquilo que hoje se considera a parte moderna da cidade de Assis. Ali os novos integrantes do Colégio conheceram a “Porciúncula”, uma pequena Igreja onde São Francisco compreendeu claramente sua vocação, acolheu seus primeiros irmãos e fundou a nova fraternidade. A “Porciúncula” encontra-se no interior da atual Basílica, que também abriga uma pequena capela onde São Francisco fez seu “trânsito” para o Céu, o Roseto e a gruta onde o santo se abrigava.
Em seguida, os presbíteros subiram a cidade antiga de Assis, onde se encontram as Basílicas de São Francisco e de Santa Clara. Logo na chegada, o diretor espiritual do Colégio, Pe. Wellistony Carvalho Viana, presidiu a Santa Missa numa das capelas anexas à Basílica de São Francisco. Após a Missa, todos puderam visitar a imponente igreja construída no século XIII, que abriga o corpo do Santo, na sua cripta. Esta foi uma experiência de fé e de beleza, pois na basílica, que possui dois pavimentos, Basílica Superior e Basílica Inferior, se encontram afrescos de Giotto, grande pintor medieval.
Após um momento de confraternização e almoço, foi possível visitar a Basílica de Santa Clara, também construída no século XIII e que abriga o corpo da santa, bem como, pertences dela e de São Francisco. Outros lugares visitados: Piazza del Comune, Chiesa Nuova (onde se encontrava a residência da família Bernardone) e a Chiesa Santa Maria Maggiore (antiga Catedral de Assis, onde o jovem Francisco se despiu diante do Bispo), que, em 2017, passou a ser o Santuario della Spogliazione.
Assis é uma cidade onde se respira espiritualidade! Ali se faz uma experiência religiosa e de profunda comunhão com o legado de pobreza e de bondade do “pobrezinho de Assis”. Foi, com certeza, uma experiência de fé que ajudará, profundamente, os novos presbíteros estudantes do Colégio Pio Brasileiro a iniciarem seus estudos imersos na espiritualidade de Francisco de Assis.

Texto: Pe. Leonardo Lucian Dall’Osto – Diocese de Caxias do Sul (RS)
Fotos: Pe. Adão Carlos P. da Fonseca – Arq. de Diamantina (MG)

 

By | 2019-09-16T15:11:28+00:00 setembro 16th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment