A figura de Moisés: escolhido e preparado por Deus para guiar seu povo! Essa foi a prospectiva e base das duas reflexões de S. Emcia. Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, na manhã deste dia 7 de dezembro.
Após a oração da Hora Média, num itinerário espiritual de preparação para a celebração do Natal do Senhor, a Comunidade de padres e religiosas do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, refletiu sobre como Moisés é um importante ponto de referência para a vida e missão dos pastores da Igreja também hoje.
Fazendo referência ao Cardeal Carlo M. Martini, que por sua vez retoma as meditações de São Gregório de Nissa, o Cardeal Turkson apresentou pontos fundamentais da biografia de Moisés, presente no Antigo Testamento, nos quais é possível identificar também a história vocacional daqueles que recebem o chamado e a preparação para guiar o novo povo de Deus.
Após meditar sobre as três fases da vida de Moisés, entendemos como o Novo Testamento o reconhece como “homem digno de fé”, por parte de Deus, e por parte do povo, confiado aos seus cuidados.
Encerrando a manhã de espiritualidade, com a Concelebração Eucarística na memória litúrgica de Santo Ambrósio, o Pe. Diogo Espagolla, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dirigiu uma palavra de agradecimento ao Cardeal, assegurando a gratidão e oração de todos por seu ministério e serviço a Deus e a Igreja.
Texto: Pe. João Gabriel do Nascimento Ribeiro – Arq. de Natal (RN)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Arq. de Santiago (Cabo Verde)
Leave A Comment