O ano letivo de 2019-2020, começa em outubro e termina em junho, na Europa. A cada final de etapa, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro celebra a Missa em Ação de Graças e confraterniza com um almoço festivo.
Tudo isso aconteceu neste Domingo dia 28 de junho de 2020, quando o Reitor, Pe. Geraldo Maia, presidiu a celebração eucarística, concelebrada por boa parte dos padres estudantes, que ainda estão fisicamente no Colégio, tendo em vista que alguns foram para o Brasil no princípio da pandemia do Coronavirus e outros concluíram os estudos e já viajaram para suas novas missões.
O Pe. Geraldo, reunindo as intenções de agradecimento, celebrou a Liturgia Dominical do Tempo Comum, considerando que aqui em Roma, a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo é celebrada no dia próprio: 29 de junho.
O Magnifico Reitor iniciou a sua homilia, trazendo aos nossos corações o motivo especial: o encerramento de um ciclo de estudos, pesquisas, desafios, tristezas, angústias, alegrias, vitórias e esperanças, vivenciado no decorrer deste ano de formação permanente e integral… o padre também atualizou nosso compromisso com os dos apóstolos do Evangelho e com São Paulo da carta aos Efésios, que antes de nós e de maneira radical, entregaram tudo, até a própria vida, para seguirem Jesus, seja na graça do batismo, seja na eminente consequência do martírio. Comparou a nossas vidas e a bondade dos nossos benfeitores com o belíssimo gesto de gratidão e reconhecimento da senhora distinta, do Livro dos Reis, para com o profeta Eliseu e deste para com ela, dando ao casal a resposta da gratuidade, na esperança certa do tão sonhado primogênito. Pe. Geraldo coroou a reflexão com o refrão do Salmo 89, onde o autor diz cantar eternamente as misericórdias do Senhor… e como resposta do amor de Deus, promete proclamar para sempre as suas fidelidades…
Depois da missa, partilhamos um delicioso e celebrativo almoço, onde trouxemos para a mesa todo o significado de um ano muito difícil. Onde a dor e o medo da pandemia vinham demonstrados nos arranjos de galhos secos no meio do salão e rosas vermelhas memorizavam tantas vidas ceifadas pelo mundo… mas outros arranjos primaveris, eram maioria e faziam questão de reforçar que o inverno, por mais duro que seja, passa. O cardápio delicioso e carinhosamente preparado manifestava que a vida sempre tem a última palavra.
Ao final, quando a sobremesa e o espumante estavam sendo servidos… Pe. Geraldo, fazendo uso da palavra agradeceu a todos, padres estudantes, dioceses, benfeitores, funcionários e companheiros da Equipe de Direção. Também trouxe a público, como oferta agradável a Deus, os feixes das primícias do ano letivo, ou seja, o saldo das teses de Mestrado e Doutorado do ano, fazendo menção, sobretudo aos dois últimos doutores.
Agradeceu pessoalmente o Pe. Marcio Fernando França que concluiu o doutorado com a tese: Paróquia Eletiva para Fiéis Pendulares: um conceito de paróquia à luz dos fenômenos da urbanização e da pendularidade. Também felicitou o Pe. Edvagner Tomaz da Cruz, que defendeu o doutorado com a tese: Igreja Particular, Segundo o Olhar dos Documentos Conclusivos da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano: e sua relação com o pensamento de Papa Francisco.
Deus seja louvado!
Texto: Pe. Mauro José Ramos – Diocese de Caraguatatuba (SP)
Fotos: Pe. Alexandre Boratti Favretto – Diocese de Limeira (SP)
Leave A Comment