No dia da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, o Colégio Pio Brasileiro celebrou solenemente Nossa Senhora Aparecida, seguindo a tradição de, neste dia festivo, proporcionar encontro de presbíteros, religiosos, leigos, autoridades, amigos brasileiros que vivem na Itália, sobretudo em Roma, para render graças a Deus que nos deu Maria por Mãe intercessora.
Esse ano, devido a realidade atual vivida em todo mundo, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, governamentais e eclesiais, a participação contou com um número reduzido de convidados, mas o mesmo espírito animou a comunidade a unir-se a todos, de perto e de longe, para celebrar esta solenidade com uma intenção toda especial: pelos enfermos, pelos que morreram vítimas da covid-19, pelas famílias enlutadas, profissionais da saúde e todos os que sofrem nesse tempo de pandemia.
A comunidade dos presbíteros residente no Colégio, já às 6h:30 esteve unida para celebrar a Liturgia das Horas, no louvor da manhã, consagrando a Maria o Brasil, as suas dioceses, famílias e todo povo de Deus. Às 17h a Celebração Eucarística, ápice do dia, foi presidida pela Eminência Revma. Dom José Cardeal Tolentino de Mendonça, que é Arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.
Em sua homilia, Cardeal Tolentino destacou a solicitude de Maria como aquela que entende do sofrimento humano e sabe operacionalizar a ação salvadora de Jesus. Maria é a primeira teóloga, pois só entende a ciência de Deus quem se torna servo da vida e da misericórdia, como ela o foi. Aos padres estudantes recomendou viver o tempo de estudo em espírito de serviço, pois a inteligência da fé é serviço, a superar a falsa dialética entre o padre pastor e o padre doutor e viver do jeito de Maria que sabe porque está servindo.
Ao fim da celebração, Pe. Geraldo Maia, reitor, transmitiu à comunidade a mensagem do Papa Francisco, enviada ao Colégio por ocasião desta Solenidade, manifestando sua comunhão orante, sobretudo nesse tempo de provação para o mundo e concedendo a Benção Apostólica. Após a missa, a comunidade do Colégio se uniu para uma singela confraternização.
Que a Virgem Mãe Aparecida nos inspire a fazer tudo o que seu Filho Jesus nos disser (cf. Jo 2, 5).
Texto: Pe. André Gustavo de Sousa – Arquidiocese de Aparecida (SP)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Diocese de Santiago (Cabo Verde)
Leave A Comment