Na quinta-feira, 18 de maio, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro realizou a quarta edição do evento “Quintais de Cultura”. Tal projeto cultural visa convidar especialistas, nas diversas áreas do saber, para debater, com a Comunidade dos Presbíteros estudantes, temas de relevância para a Igreja e para a sociedade atual. O convidado especial desta quarta edição foi o prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, sacerdote da Diocese de Milão e catedrático de comunicação da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Com muita cordialidade e generosidade Mons. Viganò atendeu ao convite. O tema abordado foi: A Igreja e os novos cenários de comunicação hoje.
Inicialmente, Mons. Viganò expôs o projeto do papa Francisco de Reforma de todo o sistema de comunicação do Vaticano, o qual visa reorganizar e integrar as mídias. O objetivo é responder sempre melhor aos desafios provocados pelas mudanças dos cenários sócio-culturais e atender às exigências da missão da Igreja. As realidades envolvidas neste processo de reforma são: Centro Televisivo Vaticano, Livraria Vaticana, L’Osservatore Romano, Pontifício Conselho para a Comunicação Social, Rádio Vaticana, Sala de Imprensa da Santa Sé, Serviço Fotográfico, Serviço Internet do Vaticano e Tipografia Vaticana.
Visando a operacionalização desta reforma, Mons. Viganò informou que está promovendo uma série de cursos de formação e requalificação a vários níveis. Ressaltou que o importante neste projeto é que cada um se coloque a serviço da Igreja.
Na segunda parte da sua exposição, o conferencista falou sobre o papa Francisco e sua atuação na mídia. Ressaltou o estilo comunicativo do pontífice. Segundo ele, o papa evita uma linguagem conceitual abstrata e prefere uma linguagem simples e direta, com uso de imagens e metáforas, criando empatia com o interlocutor e tornando atraente e empolgante o conteúdo que veicula.
Leave A Comment