BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL RECORDADO EM MISSA NO COLÉGIO PIO BRASILEIRO

Às 10 horas da manhã deste dia 7 de setembro, o Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, presidiu a Concelebração Eucarística na Capela Nossa Senhora Aparecida do Colégio Pio Brasileiro em Ação de Graças pelos 200 anos da Independência do Brasil.

Entre as Missas pelas diversas necessidades, a Igreja prevê aquelas pelo bem público especificamente pela pátria ou pela cidade. É um acontecimento anual que envolve a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e o Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Na ocasião, o Embaixador, Senhor Henrique da Silveira Sardinha Pinto, juntamente com a Direção do Colégio receberam o representante da Santa Sé, Monsenhor Bruno Lins, os representantes de outras embaixadas além de brasileiras e brasileiros residentes em Roma: leigas, leigos, religiosas, religiosos e padres.

Durante a sua homilia, o Cardeal Braz Aviz recordou a recente mensagem do Episcopado brasileiro no fim de sua Assembleia anual: “Com a esperança que nos vem do Senhor e que não nos decepciona (Cf Rm 5,5), reconhecemos o tempo difícil em que vivemos. Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos. A fome é certamente o mais cruel e criminoso deles, pois a alimentação é um direito inalienável” (cf. Papa Francisco, Fratelli Tutti, 189).

Após a Missa, houve um momento de congraçamento, uma recepção no jardim central do Colégio oferecida pela embaixada.

By | 2022-09-09T12:23:56+00:00 setembro 9th, 2022|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment