O Colégio Pio Brasileiro acolheu um grupo de 17 novos presbíteros estudantes. Vindos de várias partes do Brasil, eles chegam para estudar em instituições diferentes, conforme os cursos escolhidos por eles e seus respectivos (Arce)bispos. Chegam com apreensão, mas com fé, coragem e esperança superam logo as primeiras dificuldades. Aguardamos a chegada de outros dois, nos próximos dias.
Após participarem do Retiro espiritual, os presbíteros estudantes recém-chegados do Brasil começam a adaptar-se à nova realidade. No dia 27, começaram a estudar italiano, a partir de um curso intensivo, ministrado pelo Centro Studi Cassia, que trabalha em parceria com o Colégio há 8 anos. Este estudo é importante, pois os novos estudantes chegam com pouco conhecimento da língua de Dante e, em breve, serão desfiados nas universidades e nas atividades pastorais.
Na noite do dia 27 deu-se início a uma série de três reuniões para apresentação da vida da Comunidade presbiteral, Estatuto, Regulamento da Comunidade, Normas para as instâncias de participação, Regimento Administrativo, Organização dos estudos e Orientações sobre a biblioteca. O conhecimento dessas orientações é muito importante para que cada membro da Comunidade se sinta agente de sua formação permanente e integral, conhecendo os ordenamentos da casa.
Na noite do dia 28, memória de Santo Agostinho, foi celebrada a Missa oficial de acolhida dos novos presbíteros estudantes. Sob a presidência do Pe. Reitor, a missa foi concelebrada pelos membros da Direção, pelos presbíteros recém-chegados a Roma e por outros irmãos presbíteros que já se encontram no Colégio. Participaram, também, as Irmãs Filhas do Amor Divino.
A manhã da quarta-feira, 29, marcou o encontro com o Papa Francisco, na Audiência Geral, na Praça de São Pedro. O nosso Colégio recebeu uma saudação especial do Santo Padre, por ocasião da presença dos novos presbíteros estudantes. Para cada um, este foi um momento importante, tendo a fé e a vocação confirmadas pelo Sucessor de Pedro.
Suplicamos as mais copiosas bênçãos de Deus, por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, sobre estes nossos irmãos no ministério, para que superem todos os desafios já vividos e os que serão enfrentados ao longo de sua estadia em Roma. Com a graça de Deus, todos os ciclos serão concluídos com determinação e sucesso. Deus abençoe a todos!
Pe. Geraldo Maia – Reitor.
Leave A Comment