No 29 de setembro, concluiu-se o Curso Intensivo de Italiano, no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, com uma cerimônia simples. O curso foi oferecido, durante o mês de setembro, aos 27 Padres recém-chegados dos diferentes Estados do Brasil e três alunos externos ao Colégio.
O Centro Studi Cassia, Instituto fundado no final dos anos 70, ensina a língua italiana aos estrangeiros e há nove anos oferece o curso nas dependências do Colégio Pontifício. O Instituto introduziu os alunos na língua e na cultura italiana, através de situações ligadas à vida cotidiana e temas da atualidade.
As aulas discorreram nas manhãs de segunda a sexta-feira, com duração de quatro horas diárias, totalizando 100 horas. As atividades versavam entre gramática, compreensão de texto, capacidade de leitura e a produção de pequenos textos. A cada semana as professoras verificavam a evolução dos alunos com um teste.
O curso conclui-se com o teste final que abarcava as quatro dimensões desenvolvidas. A verificação qualificava os alunos ao nível B1, segundo o Quadro Comum Europeu de referência para as línguas, ou seja, capacidade para compreender uma mensagem, desenvolver argumentos familiares, produzir textos simples, descrever experiências e projetos, e argumentar sobre temas.
Na sessão de encerramento, o Pe. Domingos apresentou a importância do curso e parabenizou os estudantes pela finalização destes estudos. O Pe. Reitor agradeceu a todos, estudantes da Comunidade presbiteral, estudantes externos e os membros do Centro Studi Cassia. Após a entrega de certificados, houve confraternização no refeitório do Colégio.
Conclui-se que o aprendizado de uma língua é essencial para a vida no exterior. A capacidade de se comunicar e entender os assuntos é o ponto fundamental para o ingresso nas Universidades. Todavia, uma língua, explica a professora Nadia Persiani, Coordenadora pedagógica do Centro, não pode ser esgotada e por isso se deve continuar a progredir no estudo da mesma.
Pe. Arnaldo Henrique Alves
Arquidiocese de Brasília (DF).
Leave A Comment