A Missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, concelebrada com o Papa Francisco, na Praça de São Pedro, reuniu os novos arcebispos e os recém-criados cardeais, além de grande quantidade de outros cardeais, bispos, presbíteros, diáconos e fieis leigos e leigas vindos do mundo todo para este evento.
Após a Missa, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro teve a grande satisfação de acolher convidados especiais para um almoço festivo em homenagem aos novos arcebispos brasileiros. Estiveram presentes os eminentíssimos Senhores Cardeais: Dom Orani Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida; os excelentíssimos Senhores Arcebispos e Bispos: Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife; Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Emérito de Aracaju; Dom Genival Saraiva, Bispo Emérito de Palmares; e os homenageados: Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida; Dom João José Costa, Arcebispo de Aracaju; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Paraíba; dentre outros convidados. Os outros dois Arcebispos nomeados recentemente não puderam fazer-se presentes: Dom Júlio Endi Okamine, Arcebispo de Sorocaba; e Dom Geremias Steimetz, Arcebispo de Londrina.
Na sua palavra de congratulação, o Pe. Reitor do Colégio citou o Papa Francisco, conferindo o sentido do Palio recebido pelos novos arcebispos: “é o sinal que representa a ovelha que o pastor carrega nos seus ombros como Cristo, Bom Pastor”. Ao final, em nome de todos, Dom Delson disse uma palavra de agradecimento pela homenagem e pela presença de pessoas amigas.
Leave A Comment