O Colégio Pio Brasileiro teve uma participação especial nas programações da canonização dos proto-mártires do Brasil. Foram acolhidos no Colégio vários hóspedes: cardeais, arcebispos, bispos, padres, leigos e leigas, vindos de várias partes do Brasil, destacando a Presidência da CNBB: Dom Sergio da Rocha, Cardeal Arcebispo de Brasília, Presidente; Dom Murilo Sebastião Krieger, Vice-presidente e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário.
Na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no interior do Colégio, foi celebrada a liturgia de Vésperas solenes, na tarde do dia 14, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal. Outros bispos que estiveram presentes nesta celebração: Dom Mariano Manzana, Bispo de Mossoró (RN); Dom Egídio Bisol, Bispo de Afogados da Ingazeira (PB); Dom Edilson Soares Nobre, Bispo de Oeiras (PI); Dom José Gonzalez Alonso, Bispo Emérito de Cajazeiras (PB). A Delegação oficial do Governo Federal também se fez presente: a Senhora Ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, Advogada-Geral da União, representante oficial do Sr. Presidente da República Federativa do Brasil; Senhor Luiz Felipe Mendonça Filho, Embaixador do Brasil junto à Santa Sé; Senhor Robinson Mesquita de Faria, Governador do Estado do Rio Grande do Norte; Senhora Fátima Bezerra, Senadora da República Federativa do Brasil; vários deputados e deputadas e a
Senhora Renata Bueno, Deputada do Parlamento Italiano. A capela do Colégio ficou repleta de presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas. A celebração foi abrilhantada por uma linda camerata, vinda de Natal.
Após as Vésperas, o Senhor Embaixador do Brasil junto à Santa Sé recebeu, em sua residência, para uma confraternização, os membros da Delegação oficial vinda do Brasil, bem como as representações religiosas da Arquidiocese de Natal e de outras dioceses. O Colégio Pio Brasileiro também ali foi representado.
Expressiva representação do Colégio se fez presente na missa de canonização presidida pelo Papa Francisco, na manhã do dia 15.10. Vários padres do Pio Brasileiro tiveram a grande satisfação de concelebrar a santa missa, na qual o Papa pronunciou a fórmula de canonização, elevando à honra dos altares dois padres, André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e o leigo Mateus Moreira com seus 27 companheiros, incluindo mulheres e crianças. Esses cristãos foram barbaramente martirizados no ano de 1645, nas comunidades de Cunhaú e Uruaçu, no Estado do Rio Grande do Norte.
No dia seguinte, o Colégio foi também representado na missa de ação de graças pela canonização, presidida por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, celebrada no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro.
Pe. Geraldo Maia – Reitor
Leave A Comment