Na manhã da sexta-feira, 16 de março, ocorreu, na Sala Paulo VI, no Vaticano, audiência do Santo Padre com os seminaristas e padres que estudam em Roma e moram nos diversos Colégios Pontifícios.
Este foi um momento muito rico, que teve início com a oração da Hora Média e com cantos vocacionais apresentados por vários Colégios. O Colégio Pio Brasileiro apresentou dois cantos vocacionais: “Vou navegar” e “Nova geração”. Cantando em suas próprias línguas, os diversos presbíteros estudantes levaram o público a perceber a beleza da diversidade da Igreja com a cultura musical de cada país.
Em seguida, houve uma saudação da parte de sua Eminência o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero. Após a saudação foram apresentadas algumas questões ao Santo Padre, sendo feitas por dois padres, dois seminaristas e um diácono, cada um de um continente, com seguintes temas: sacerdotes em caminho e que saibam ouvir, sobre a importância do verdadeiro discernimento, sobre a formação humana do presbítero e a espiritualidade do presbítero diocesano.
Cada pergunta foi respondida atenciosamente pelo papa Francisco, demonstrando preocupação, carinho e agindo como um verdadeiro pai, que deseja e orienta cada um dos seus filhos para o verdadeiro caminho do discipulado.
Ao responder sobre o carisma do padre diocesano, o papa destacou: “o carisma do padre diocesano é a diocesaneidade, a relação do presbítero com seu bispo, com os irmãos de presbitério e com a comunidade”.
Este evento foi de grande importância, pois se pôde presenciar a diversidade e a unidade da Igreja, com participantes de todos os continentes e de dezenas de nações.
No final da audiência, o Papa Francisco abençoou todos os presentes e, em seguida, a um só coro, foi cantada a Salve Rainha.
Padre Leandro Pinheiro
Diocese de Bom Jesus do Gurgueia/PI
Leave A Comment