Comunidade realiza estudo sobre sinodalidade

Na noite do dia 23 de maio de 2019, realizou-se no Colégio Pio Brasileiro mais uma edição dos “Quintais de cultura”, encontro dos estudantes e direção com um assessor para discussão de um determinado tema ligado à vida presbiteral. Desta vez, o Colégio recebeu a presença do Pe. Dario Vitali, professor na Pontifícia Universidade Gregoriana e autor de diversas obras como: “Verso la sinodalità”, pela editora Qiqajon; “Un Popolo in camino verso Dio. La sinodalità in Evangelii gaudium”, pela editora San Paolo, dentre outras.
Em meio à presença de numerosos sacerdotes, o professor Vitali desenvolveu o seguinte tema: “o desafio da sinodalidade na Igreja hoje”. Com tal objetivo, ele destacou as razões do emergir do tema da sinodalidade nos tempos atuais, referindo-se ao Vaticano II e, em especial, ao pontificado do papa Francisco; chamou a atenção para o processo detransformação  na Igreja com nova forma de acolhida do sínodo na forma da “discordância”; sublinhou como desafios para a sinodalidade: a busca de equilíbrio entre primado petrino e colegialidade episcopal; a exigência de pessoas maduras para implementar este processo; sinodalidade não como uma questão de “palavra”, mas sim de “escuta”, o que significa dar ao outro o direito de palavra na Igreja, resgatando o sensus fidei, não como opinião pública ou deriva democrática, mas como voz da tradição; e, por fim, a capacidade de exercício compartilhado do poder.
Ao final do encontro, o Pe. Domingos Barbosa Filho, diretor de estudos do Colégio, agradeceu a todos pela presença e o palestrante, por sua vez, deixou o convite para que todos os estudantes se empenhassem no estudo da sinodalidade como via de comunhão e superação de divisões dentro da própria comunidade eclesial.

Texto: Pe. Geraldo Buziani – Arq. de Mariana (MG) – Doutorando em Liturgia
Fotos: Pe. Janilson Rolim – Diocese de Cajazeiras (PB) – Mestrando em Moral

 

By | 2019-05-25T04:11:04+00:00 maio 25th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment