Comunidade realiza visita às Capelas Papais

No dia 18 de setembro, a direção do Pontifício Colégio Pio Brasileiro promoveu uma visita às Capelas Pontifícias localizadas no Palácio Apostólico dentro do Vaticano. Um momento deveras fraterno, no qual os presbíteros estudantes recém-chegados a Roma, juntamente a alguns membros já pertencentes à comunidade presbiteral do Colégio, puderam desfrutar da beleza, história e espiritualidade das Capelas Papais.
A primeira é a Cappella Paolina. Assim chamada por ter sido construída pelo Papa Paulo III e consagrada ao Apóstolo São Paulo. Sua construção teve início em 1537, sendo solenemente consagrada aos 25 de janeiro de 1540. Sua decoração foi sendo completada ao longo dos anos seguintes, vindo inclusive a ser restaurada por vários pontífices. O destaque artístico da capela são os dois afrescos de Michelangelo: a “Conversão de Saulo” e a “Crucificação de Pedro”.
Em seguida, tem-se a Cappella Sistina. Certamente a mais conhecida, é visitada diariamente por centenas de turistas, principalmente por seu papel singular na história da Igreja no que se refere ao Conclave. Seu nome procede do Papa Sisto IV que restaurou a antiga Capela Magna. Nas paredes laterais se pode contemplar a vida de Moisés e de Cristo, enquanto que no teto, as pinturas de Michelangelo retratam o Mistério da Criação, dando-se destaque ao seu “Juízo Universal” pintado sobre a parede do Altar.
A terceira e mais recente dentre as capelas é a Redemptoris Mater. Trata-se da reestruturação de uma capela já existente, segundo um projeto por ocasião do 50º aniversario sacerdotal do Papa São João Paulo II. Sendo uma capela de rara beleza e tendo as pareces e o teto totalmente ornamentados em mosaicos, traz presente a ideia de uma Igreja que respira com seus dois pulmões: Oriente e Ocidente. Em seus mosaicos se pode contemplar o Mistério da Encarnação, o Mistério da Divinização (Ascenção e Pentecostes), a Parusia, e a Jerusalém Celeste.
Texto: Pe. Leonardo Henrique da Silva – Diocese de Guarulhos – SP
Fotos: Pe. Adão Carlos P. da Fonseca – Arq. de Diamantina – MG

By | 2019-09-20T22:22:26+00:00 setembro 20th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment