No dia 03 de setembro de 2019, o Colégio Pio Brasileiro recebeu o Arcebispo de Porto Alegre-RS e 1º Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler, em sua primeira visita como representante da CNBB no acompanhamento à comunidade de presbíteros brasileiros estudantes em Roma.
Dom Jaime Spengler reuniu-se, às 16h, na sala Cura d’Ars, com a equipe de direção do Colégio e os presbíteros que chegaram à casa para iniciarem seus estudos de mestrado e doutorado. À direção falou da gratidão e respeito da CNBB pelo generoso serviço à Igreja no Brasil ao cuidar com tanto zelo deste lugar de formação permanente do clero. “Não se pode improvisar a formação”, afirmou o arcebispo. Dom Jaime dirigiu-se aos novos habitantes da comunidade presbiteral do Pio Brasileiro, destacando as muitas possibilidades que se tem em Roma, sobretudo no sentido eclesial. Disse que estudo é trabalho árduo para o qual não pode faltar foco, coragem e disposição. Refletiu sobre o momento delicado vivido no Brasil seja no que diz respeito à Igreja ou à política. Para ele, na esteira do importante trabalho das presidências da CNBB, a nova presidência, eleita em maio de 2019, continua esforçando-se para ser sempre mais espaço de comunhão. Durante seu diálogo com os novos presbíteros do Pio Brasileiro, questionado sobre o processo de evangelização no Brasil, Dom Jaime pontuou como desafios: a transmissão da fé às novas gerações, a má distribuição do clero no território nacional e o problema do despertar das vocações; como alegrias na Igreja mencionou a imensa quantidade de cristãos leigos e leigas que se entregam generosamente na prática da caridade e os tantos padres extraordinários que se empenham verdadeiramente na missão. Nesse contexto, mencionou a relevância de alguns documentos da CNBB, citando o 107 e o 100, bem como o recente documento sobre a celebração da Palavra. Por fim, pediu para que ninguém se esqueça “onde estás” e para “onde vais”. Nesse processo é fundamental “gostar do que somos e amar o que fazemos”, disse Dom Jaime. Concluindo a reunião, Pe. Geraldo Maia, reitor da casa, agradeceu a todos os presentes, sobretudo a Dom Jaime por suas palavras estimuladoras, augurando presença afetiva e efetiva da parte do representante da presidência da CNBB nesta casa.
Na sua estadia no Pio, em 03/09, o 1º Vice-presidente da CNBB também presidiu a Santa Missa na Capela Três Mártires, às 18h30, concelebrada por Dom José Carlos de Divinópolis-MG mais 7 bispos novos, que se encontram em Roma para curso relacionado ao início do ministério episcopal. A celebração marcou oficialmente a acolhida dos novos presbíteros para o ano letivo 2019/2020. Dando boas-vindas a todos, Pe. Geraldo Maia expressou alegria e gratidão pela continuidade do itinerário de formação permanente que acontece no Pio Brasileiro. Dom Jaime Spengler reafirmou o respeito da CNBB pelo Colégio, por onde passa o futuro da Igreja no Brasil. A agenda da visita de Dom Jaime ao Colégio foi encerrada com jantar oferecido aos bispos, comunidade presbiteral e religiosas que trabalham na casa.
Texto: Pe. Antonio Marcos Depizzoli – Diocese de Jacarezinho (PR)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Diocese de Santiago (Cabo Verde)
Leave A Comment