De 23 a 26 de agosto, nós, os novos padres que passam a integrar a comunidade do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, estivemos em retiro, na casa dos paulinos, Divino Maestro, em Ariccia, nas proximidades de Roma. Tivemos como pregadores os padres Geraldo Maia e Domingos Barbosa.
O Pe. Geraldo nos ajudou com uma meditação sobre a formação da comunidade presbiteral, a partir da formação da comunidade de fé com o patriarca Abraão, que parte de sua terra, acolhe os visitantes desconhecidos e está disposto a sacrificar o que tem de mais precioso nesta vida para fazer a vontade Deus, seu próprio filho Isaac. A experiência de fé de Abraão foi aplicada à nossa nova realidade, através de três movimentos: partir, acolher e sacrificar. Pe. Geraldo passou, ainda, orientações sobre a espiritualidade e a vida litúrgica da Comunidade presbiteral do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
O Pe. Domingos Barbosa nos ajudou, meditando sobre duas personagens das Escrituras, fundamentais para a experiência cristã: Pedro e Maria. Estas duas figuras tipificam dois princípios para o cristianismo: o princípio petrino, onde a autoridade ganha precedência, e o princípio mariano, onde o amor e a docilidade têm papel de destaque. Pedro, vivendo as provas da sua vocação (foi chamado de satanás por Jesus em Mc 8, 27-33; negou o Senhor por três vezes em Mc 14, 66-72; identificou o Ressuscitado no Lago de Genezaré em Jo 21, 4-19) e foi confirmado por Cristo em sua missão de apascentar o rebanho do Senhor. Meditando sobre Jo 21, 4-19, padre Domingos buscou em Pedro inspiração para apresentar o tipo de presbítero que a Igreja de hoje necessita. Maria, como discípula perfeita, imagem do projeto de Deus plenamente realizado, fez plenamente a vontade de Deus; soube enfrentar os diversos momentos de noites escuras que o seu sim comportou, desde a profecia de Simeão, passando por tudo aquilo que ela não compreendia, mas guardava no coração, até a contemplação do seu Filho pregado na cruz.
Após tão edificantes pregações, saímos do Retiro com um enorme desejo de docilidade ao Espírito e aos irmãos que formam a Comunidade deste Colégio. Que a celebração diária da Eucaristia seja nossa força e que a Mãe Aparecida interceda por nós e por todo o povo brasileiro.
Pe. Danilo Ferreira da Silva – Diocese de Garanhuns (PE)
Leave A Comment