Durante quatro dias, às margens do Lago Albano, tendo como paisagem, Castel Gandolfo, um grupo de 16 presbíteros do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, candidatos aos estudos de mestrado ou de doutorado, nas mais diversas disciplinas, puderam contemplar os mesmos ambientes de retiro, que tem contemplado o Santo Padre, o Papa Francisco, nos últimos anos 2 anos: A Casa Divin Maestro, Ariccia, Itália.
Guiados pelo Diretor Espiritual, Padre Wellistony Carvalho Viana, os presbíteros puderam resgatar o sentido fundamental do chamado à vida e ao presbiterato: “Fomos criados por Deus e para Deus!” Portanto, a necessidade de se desapegar das coisas e de si mesmo, cultivando a maior de todas as virtudes: o Amor!
Os padres perceberam, também, a partir da partilha de vida, das pregações e da Eucaristia, que a humildade é a estrada pela qual se caminha na direção do amor. O crescimento na dimensão espiritual dependerá do esforço de transpor as vias: purgativa (purificação, ‘noite escura’), iluminativa (clareza do caminho depois ‘das noites escuras’) e unitiva (união mística com Deus – somos e estamos em Deus).
O pregador não deixou de ressaltar que os estudos, em Roma, precisam ser a expressão máxima da caridade pastoral, sobretudo nestes anos acadêmicos. E, ainda, num clima de confiança, simplicidade e muita esperança, Padre Wellistony, revelou aos sacerdotes um segredo precioso para o progresso na intimidade com Deus, durante este tempo: a oração pessoal e a vida comunitária!
Deus seja louvado!
Texto: Pe. Mauro José Ramos – Diocese de Caraguatatuba (SP)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Diocese de Santiago (Cabo Verde) e Pe. Carlos Henrique Alves – Diocese de Divinópolis (MG)
Leave A Comment