A comunidade presbiteral do Pontifício Colégio Pio Brasileiro celebrou antecipadamente o Jubileu de Prata Sacerdotal do Padre Domingos Barbosa Filho, nas comemorações de São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil e Co-padroeiro do Colégio. O jubilando recebeu a ordenação presbiteral em Oeiras, a 18 de julho de 1992, na então Diocese de Oeiras-Floriano, no Estado do Piauí.
Ao cair da tarde da sexta feira, 09 de junho, na Capela Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada a Eucaristia. Logo no início, em nome do Conselho de Direção, o reitor Padre Geraldo dos Reis Maia deu as boas vindas a todos os presentes.
À concelebração acorreram vários convidados, leigos, seminaristas, religiosas, presbíteros e bispos eméritos: do Crato no Ceará, Dom Fernando Panico, que introduziu a celebração, e de Cajazeiras na Paraíba, Dom José González Alonso.
Refletindo o significado dos seus 25 anos de vida presbiteral, o Padre Domingos afirma ver na resposta de Deus ao pedido de Moisés para lhe mostrar a sua face (Êxodo 33,18): “farei passar diante de ti toda minha bondade/beleza”, uma espécie de parábola destes anos vividos configurado ao Cristo Pastor e cabeça da Igreja por meio da graça da Ordenação presbiteral, podendo afirmar: “Deus tem feito passar diante de mim toda a sua bondade e misericórdia”, reconhecendo: “O Senhor está comigo, ele me escolheu, me acompanhou e me deu forças para eu permanecer no seu amor” e consciente de que a vocação presbiteral é um dom para a vida da Igreja que se coloca com gratidão diante de Deus agradece aos presentes: “Obrigado a todos que neste dia de júbilo rezam comigo e agradecem a Deus pelo seu amor vitorioso em minha vida”.
As alegrias desta Ação de graças, que é a Eucaristia, prolongaram-se no convívio fraterno durante o jantar, no refeitório do Colégio, onde um brinde foi erguido ao homenageado.
Texto: Pe. José Raimundo dos Santos.
Leave A Comment