Confirmando as previsões meteorológicas, a cidade de Roma amanheceu sob neve. Por volta das 3h da madrugada iniciou a cair neve sobre a Cidade Eterna, estendendo-se até às 9h30 da manhã deste histórico dia 26 de fevereiro de 2018.
Era ainda alta madrugada quando os mais corajosos presbíteros brasileiros se levantaram para visualizar este belíssimo fenômeno da natureza. A neve caía suave, límpida e bela sobre os jardins do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, cobrindo todo este espaço de brancura inigualável.
Ao romper da aurora, vários aventureiros já começaram a caminhar sobre a neve, que se fazia alta, para registrar as primeiras fotos e os primeiros vídeos. Outros se animaram a confeccionar bonecos de neve. Outros, ainda, foram brincar de lançar bolas de neve, numa alegre e fraterna convivência.
Enquanto a neve caía, era celebrada a missa matutina. Ao recitar os textos sagrados do Ato Penitencial, vinha à mente como rezava o Salmista: “lavai-me, Senhor, e serei mais branco do que a neve” (Sl 50,9b). Na grande “Ação de graças”, a memória recordava as palavras do Cântico das Criaturas: “Obras do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Céus do Senhor, bendizei o Senhor! (…) Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! Geada e frio, bendizei o Senhor! Gelos e neves, bendizei o Senhor!” (Dn 3,57.68-70).
Pe. Geraldo Maia – Reitor
Leave A Comment