Pio Brasileiro celebra 85 anos de fundação

No dia 03 de abril de 2019 foi celebrado o 85º. aniversário de fundação do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, com a Santa Missa, na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Eminentíssimo Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero. Contamos com as ilustres presenças do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (ex-estudante do Colégio), Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, reitores de Colégios, padres brasileiros que trabalham em Roma, Ir. Maria Dulce Adams, Superiora Geral das Irmãs Filhas do Amor Divino, funcionários e funcionárias, outros convidados e participação expressiva de nossa Comunidade presbiteral. Juntos, rendemos graças a Deus por essa bela história.

A celebração, muito bem participada e cantada, primou pela sobriedade, respeitando o Tempo da Quaresma. Após o canto inicial, o Pe. Reitor acolheu a todos e destacou a presença dos ilustres convidados. Na sua homilia, o Cardeal Stella frisou que “encontrar-se neste Colégio significa reconhecer que somos, antes de tudo, filhos de uma longa tradição, que nos precede, nos acompanha e nos conduz para o amanhã, e que se trata da história de uma aliança de amor que o Senhor estabeleceu com a porção do Povo de Deus, que está no Brasil”. E continua o Cardeal: “dizemos ‘muito obrigado’ a Deus pela oportunidade que nos concedeu de habitar neste lugar de formação, mas também por todas as pessoas que passaram antes de nós e por aquelas que virão: seus rostos, suas histórias e suas fadigas devemos portar na nossa oração”. E assim finalizou “sejam sempre sacerdotes capazes, com palavras e gestos, de gerar vida no Povo de Deus; sejam sempre Pastores com os braços abertos, como o belíssimo Cristo Redentor que vela sobre o Rio de Janeiro, para que a consolação do Evangelho atinja a todos aqueles que ainda jazem na morte do espírito e possam erguer-se, reconquistar a confiança e retomar o caminho”.

No fim da celebração, Dom Jaime leu a mensagem enviada pela Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “A alegria da comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro pelo 85º aniversário de sua fundação é nossa alegria. Desde que assumimos a Presidência da CNBB, o Pio Brasileiro esteve sempre presente em nossas reuniões, preocupações e orações. Temos consciência de sua importância para a Igreja no Brasil. Constatamos como é providencial termos à disposição de nossas Dioceses esta casa em Roma – uma extensão de nossas Igrejas Particulares. É possível que os senhores que trabalham neste Colégio e os senhores Presbíteros-estudantes não percebam quanto é grande o bem que prestam à nossa Igreja. Somos testemunhas de que os olhares desta Comunidade estão sempre voltados para o Brasil. Nas visitas que lhes fizemos, ao longo dos últimos quatro anos, pudemos constatar com quanto carinho e preocupação a Comunidade do Pio acompanha o que acontece em nosso país, particularmente, agora que vive momentos delicados e difíceis”. Após citar o Papa Francisco, na sua mensagem por ocasião da Audiência especial concedida à Comunidade de nosso Colégio, em outubro de 2017, a nota assim continua: “Um agradecimento especial aos Irmãos da Diretoria pelo serviço precioso do acompanhamento e da direção. Gratidão aos Irmãos presbíteros pela disponibilidade e pela dedicação aos estudos como serviço à Igreja no Brasil. Agradecemos a presença e a dedicação das Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino. Agradecemos a colaboração dos funcionários presentes no nosso Colégio. Invocamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida sobre a família do Pio Brasileiro e pedimos à Padroeira do Brasil que, como Mãe e Mestra, os acompanhe cada dia!”.

Após a Santa Missa, foi servido jantar festivo, no refeitório do Colégio. Ao final, o Pe. Reitor proferiu uma palavra alusiva às comemorações, comparando o Colégio a uma árvore. Servindo-se da citação de Mt 7,20: “Dos seus frutos reconhecereis a árvore”, Pe. Geraldo passou a apresentar os frutos dessa frondosa árvore, que é o Colégio Pio Brasileiro. Nesses 85 anos de sua história, passaram pelo Colégio 2.200 estudantes: 308 para o doutorado, 1.285 para o mestrado e o restante para outros cursos. De todos esses ex-estudantes, 167 foram chamados para o episcopado, dos quais sete foram criados cardeais. Dentre os padres que trabalharam na Equipe de Direção, três foram chamados para o episcopado, incluindo o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida, cujo processo de beatificação se encontra em andamento. Um insigne estudante foi o Pe. João Bosco Penido Burnier, que deu a sua vida pelos direitos humanos, tendo sido fuzilado em Ribeirão Cascalheira (Mt), no dia 11 de outubro de 1976, morrendo no dia seguinte. Muitos que passaram pelo Colégio e tornaram formadores nos seminários, professores universitários e anunciadores do Reino de Deus em tantas partes do Brasil, de outros países da América Latina e da África. “Podemos dizer que os frutos desta árvore são belos; pouquíssimos se perderam pelo caminho. Assim, a árvore é boa porque produziu bons frutos”. E assim concluiu: “Que Deus conceda ao nosso Colégio permanecer firme com esta sua vocação: formar formadores para o serviço da Igreja, com a capacidade de servir e de amar, até o fim, mantendo-se fiel ao objetivo pelo qual foi fundado. ‘Dos seus frutos reconhecereis a árvore’”.

Pe. Geraldo dos Reis Maia
Reitor

Fotos: Alex Corrêa

 

 

 

 

By | 2019-04-05T19:42:19+00:00 abril 5th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment