Devoção e fé foram expressas na celebração dos 300 anos do surgimento da imagem de Nossa Aparecida em evento organizado pelo Colégio Pio Brasileiro, em Roma, na noite do dia 12 de outubro, dedicado à padroeira do Brasil. A festa já se tornou tradição na capital italiana, promovendo um encontro de bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos, provenientes das mais diversas expressões existentes da Igreja, à sede da Instituição.
A celebração da Santa Missa iniciou às 17h30min presidida por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário da CNBB. Na sua (homilia), Dom Leonardo utilizou das leituras da liturgia da palavra para realizar sua meditação, relacionando a oração da rainha Ester com as súplicas do povo brasileiro e a vida nova proposta nas Bodas de Caná através da intercessão da virgem Maria.
“Existe algo mais precioso que a vida? Ester não esqueceu a vida do seu povo, ao fazer aquele pedido ao rei. É a nossa vida na vida dos outros, nossa existência na existência dos outros, como uma comunhão. As pessoas fazem os mesmos pedidos que o de Ester, repetidos aos pés de Maria. Ali os romeiros pedem por si e pelos outros. Recorre-se a Maria por ela ter dado à luz o autor da Vida. Nas Bodas de Caná há um entrelaçamento da vida, fazendo-se memória da sua grandeza”, explicou Dom Leonardo.
Ainda em sua fala, o secretário da CNBB fez uma reflexão sobre a vida no Brasil através de palavras como migração, abandono dos idosos, crianças maltratadas, homens e mulheres encarcerados, violência, corrupção, entre outras, exortando os presentes a serem uma Igreja que não tenha medo de entrar na noite das pessoas, através de uma misericórdia feita serviço.
Após a Eucaristia, os participantes direcionaram-se ao jardim externo do Colégio onde foi inaugurado um local para estar a imagem da padroeira do Brasil, emocionando assim diversas pessoas no momento. O evento prosseguiu com diversas apresentações culturais enquanto alguns comes e bebes eram servidos. O Colégio Pio Brasileiro ainda terá outro momento significativo por ocasião das festividades marianas no próximo dia 21 com o Santo Padre, em uma audiência privada.
Pe. Rodrigo Rios Batista
Arquidiocese de Maceió
Leave A Comment