A comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, composta pelos padres formadores, pelos presbíteros estudantes e pelas Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino, promoveu, no dia 18 de maio, uma vista à Reggia di Caserta, no sul da Itália. O dia de passeio foi consagrado ao Senhor já no seu início, quando todos Lhe dedicaram a manhã, rezando a oração das Laudes. Antes mesmo de chegar ao destino da viagem, o percurso já se configurava como uma agradável e prazerosa viagem através das belas paisagens primaveris e da vista dos pequenos e interessantes vilarejos medievais típicos da Itália.
Chegando ao destino, todos se depararam com o belo e imponente palácio Reggia di Caserta. Trata-se de uma construção localizada na cidade do mesmo nome, na região da Campânia. Este palácio foi idealizado pelo Rei Carlos VII para servir de residência e centro administrativo do reino de Nápoles. A construção foi iniciada em 1752 e finalizada em 1791. É um palácio de estilo barroco e neoclássico que foi projetado pelo arquiteto Luigi Vanvitelli, sendo o maior palácio real da Europa, contando com mais mil dependências, circundado de belos jardins, de uma imensa área verde e de fontes decoradas com estátuas de mármore. Em 1997 foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e atualmente é um museu aberto à visitação pública.
Além do enriquecimento cultural, o passeio também serviu para estreitar os laços, favorecendo e enriquecendo a fraternidade sacerdotal.
Texto: Pe. Manoel da Paixão G. do Prado (Arq. Salvador – BA)
Fotos: Pe. Adão Carlos P. da Fonseca (Arq. Diamantina – MG)
Leave A Comment