Na manhã do sábado dia 28/09/2019, os padres da nova turma do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, juntamente com padres da Direção, visitaram os Jardins e os Museus do Vaticano (Giardini Vaticani e Musei Vaticani), sob as orientações da guia turista italiana Ana Bella.
Os Jardins do Vaticano, como são comumente conhecidos, localizam-se numa das três colinas que seguem depois do Rio Tibre, onde se encontra o Estado do Vaticano. Essa região goza de uma beleza esplendorosa, pela vasta extensão de mais 20 hectares que se estende pelo território pontifício. Sua existência remota à Idade Média, passando por restaurações e ampliações no período de vários papados. Pelo seu encanto é um lugar de grande fonte de inspiração espiritual e intelectual.
Um ambiente onde contém, no seu espaço, vários monumentos, obras de artistas que se destacam na história da arte estão espalhadas em todo o seu percurso. Como também inúmeras fontes monumentais que marcam diferentes épocas históricas; uma que salta aos olhares por sua beleza e a fonte da Águia construída há muito tempo.
Ainda, a visita guiada se estendeu aos Museus do Vaticano e finalizou na belíssima Capela Sistina. Nesse sentido, para os padres do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, que se debruçarão sobre o horizonte da academia, visitar os Museus do Vaticano é uma forte inspiração. Elevamos nossa gratidão à Igreja por colaborar com a sociedade em zelar pela história dos antepassados.
Segundo o site oficial dos Museus do Vaticano, pode-se dizer que o seu início se deu em 1503, quando o então Papa Júlio II transfere a estátua do deus grego Apollo para o Vaticano. A partir daí o papa começa a adquirir para o Museu várias importantes obras, dando formando assim vários museus nas dependências do Vaticano.
Por fim, o último espaço que visitamos foi a magnifica Capela Sistina, que abriga um conjunto de afrescos pintados por Michelangelo, tanto no teto como na parede do altar. Além de Michelangelo, outros grandes nomes fizeram parte da restauração daquela capela. Umas das grandes pinturas de Michelangelo, que chama atenção de todos que entram nesse lugar é o Juízo final. Vale a pena lembrar que a Capela Sistina é o local onde se realiza o conclave, que é o processo pelo qual se escolhe um novo Papa.
Ao concluir este dia de uma experiência com a arte, com o belo e com o arcabouço histórico, os padres saem com um grande crescimento humano e intelectual.
Texto: Pe. Luis Francisco Fonseca Moura – Diocese de Campo Maior (PI)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Arq. de Santiago (Cabo Verde)
Leave A Comment