Na agradável noite desta quinta-feira, 28 de setembro, a Comunidade do Colégio Pio Brasileiro teve a satisfação em receber, em seu Salão de Atos, o Coral Unicanto, da cidade de Londrina-PR. Criado em1984 o Coral, que possui 37 componentes e é regido pelo maestro João Mario Tomal, está em turnê pelo velho continente: Alemanha, Vaticano, Itália e Holanda.
No primeiro momento, o Reitor do Colégio, Pe. Geraldo Maia, acolheu a todos os presentes: o Exmo. Sr. Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Luiz Felipe Mendonça Filho, Ir. Ana Bruscato, Superiora Provincial das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas.
Ainda em sua Palavra inicial o Pe. Reitor nos trouxe algumas informações pertinentes acerca da vida religiosa do Brasil: “Segundo os dados do Anuário Pontifício de abril de 2017, o Brasil é o país com maior número no mundo, com 172,2 milhões, ou seja, 26,4% do total de católicos de todo o continente americano. No entanto, possui um número inexpressivo de santos canonizados. Com os 30 mártires potiguazes que serão canonizados no próximo dia 15 de outubro teremos, em mais de quinhentos anos de história, 36 santos, 52 beatos, 11 veneráveis e mais ou menos 60 Servos de Deus. Dentre os Servos de Deus temos Madre Leonia Milito, a missionária dos cinco continentes e fundadora da Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret, a futura santa do Paraná, de Londrina para o mundo”.
O coral Unicanto, através de cada nota, de cada acorde, encantou a todos os presentes, com canções clássicas, marianas e também com canções próprias da cultura brasileira. Logo no início uma das Irmãs fez uma referência ao número 297 do documento de Puebla que diz: “o Magnificat é o espelho da alma de Maria. É o cântico que anuncia o novo Evangelho de Cristo. É o prelúdio do Sermão da Montanha. Aí Maria se nos manifesta vazia de si própria e depositando toda sua confiança na misericórdia do Pai”, e em seguida nossos corações se encheram de alegria ao ouvirmos o Magnificat numa perfeita interpretação.
Esta noite foi preparada com bondade por todos aqueles que a organizaram com a finalidade de levar aos nossos corações a alegria que a música tem o poder de trazer. Ouvir um coral cantando canções regionais de nosso amado Brasil, com certeza, encheu de alegria e saudade a todos os brasileiros residentes em Roma, presentes na assembleia.
As canções que retrataram o sertão e outras regiões nos fizeram voltar no tempo e revivermos bonitas histórias vividas através da música e com a música. Neste momento, não tem como não lembrar Oswaldo Montenegro que dizia: “quando eu não estiver por perto canta aquela música que a gente ria, é tudo que eu cantaria e quando eu for embora você cantará”, que assim a música seja sempre este instrumento planejado por Deus, pois Ele mesmo deu o dom a tantos de, através da voz, das notas musicais, penetrarem no mais profundo do ser humano e o elevar, pois “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima de sua condição” (Aristóteles).
Não tinha maneira melhor de encerrar esta maravilhosa noite senão cantando a Nossa Senhora, pois neste Ano Mariano, em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe, nossa padroeira, o coral Unicanto canta a Salve Regina em italiano, na terra natal de Madre Leonia, que adotou as terras de Santa Cruz como suas e ali nos deixa a grande lição de que, através da música, podemos ter paz e alegria, e com a sua forma de viver “ativa na oração e contemplativa na ação”, esta noite nos trouxe mais um grande ensinamento: vivermos com bondade e alegria.
Pe. Leandro Pinheiro Leal
Diocese de Bom Jesus do Gurguéia (PI)
Leave A Comment